segunda-feira, 20 de abril de 2009

Turismo na Turquia

O turismo na Turquia é muito semelhante às viagens organizadas, que se realizavam aos antigos «paìses socialistas» antes da queda do muro. Estas viagens tinham, à partida os hóteis todos marcados, guia turístico, hora de chegfada e de partida, localização das casas de banho e das paragens de descanso, restaurantes colectivos como «cantinas» para comer, tudo cronometrado, com autocarros e pessoas a movimentarem-se como formigas de um sítio para outro .

 IMG_2604 Até os locais de paragem são na Turquia sempre os mesmos, o que permite semi-organizar um comércio ambulante de milhares de pechisbeques para turista comprar e estar ocupado enquánto espera. Há comércio deste em qualquer sítio onde se pare e sempre com as mesmas coisas para vender, de Antalya até à Capadócia.

Os locais visitados até eram interessantes, mas o tempo que se levou a fazer o percurso foi muito já que com 3 dias de viagem se fazia Konya e a Capadócia e os dias restantes podíamos ter visitado Perge e Antalaya e ainda fazer um pouco de praia e visitas urbanas.

A organização semi-militar das visitas e a repetição de eventos e sítios torna a viagem chata e comprida. Se voltar à Turquia vai ser sem programas de agência de viagens, com hotéis marcados para o início e fim e liberto para viajar pelo paìs para onde me interesse, aliás. como desejo já há uns tempos fazer para Marrocos.

Os locais visitados forma Antalya, Konya e Vanos. Ver mapa acima.

Imagem no mapa

Sem comentários: