terça-feira, 26 de abril de 2011

Os «comes» em viagem

O que me perturba em viagem é saber que, durante uns dias, vou estar privado daquilo que considero ser o melhor na nossa culinária  – um bom prato de comida de tacho. Um português que tem de se ausentar e alojar-se num país diferente, sujeito a comida de hotel ou restaurante, ao fim duns dias suspira por uma boa comida portuguesa  – uma feijoada com todos, umas favas guisadas, uma caldeirada, um cozido entre tantas outras escolhas. IMG-20110416-00055

Claro que podemos comer pratos diferentes, até alguns cozinhados com alguma imaginação e com produtos que normalmente não utilizamos, mas falta aquilo que são os nossos sabores. Uma das coisas que todos notamos é a falta do nosso chouriço… que tanto melhoraria algumas comidas.

A outra coisa que me chateia é a forma «a la minute» da comida da maioria dos restaurantes. Escolhe-se um bife eles tiram um bocado de carne e atiram-no para uma frigideira com gordura e fritam-no mais do que o necessário e depois acompanham com batatas fritas também descongeladas e a saber a farinha. Fazem o mesmo com o camarão ou a lagosta servidas com a mesma batata frita, ou ainda com o peixe mal grelhado (demasiado passado). Há ainda outras experiências tormentosas?

Verifiquei, no entanto, que quando temos a oportunidade ou a sorte de sermos convidados para partilhar a mesa de nacionais, a experiência não sendo comparável é memorável apesar disso.

Sem comentários: